Documentos, registros e certidões - Onde consigo na internet?

Atualizado: 15 de mar.



Quando precisamos entrar com uma ação, ou mesmo um procedimento extrajudicial, são necessários diversos documentos atualizados (com menos de 30 dias).


Geralmente, a lista de documentos é longa e seria preciso se deslocar a diversos cartórios. Nem sempre, porém, os cartórios possuem algum tipo de comunicação via internet. Acredite, em plena era digital, muitos cartórios simplesmente não se adaptaram ainda aos novos tempos.


Contudo, há centrais de registradores nas quais é possível conseguir os documentos digitais e até físicos (por envio pelos Correios).


Se você fizer uma busca no Google, vai encontrar sites de empresas privadas que realizam este serviço, porém, são mais caros e demoram mais tempo (não recomendo).


Dessa maneira, sugerimos serviços oficiais de Registradores do Rio Grande do Sul. Mas, você deve ficar atento, eles só possuem a documentação registrada dentro do Rio Grande do Sul.


Para registros civis - Central do Registro Civil, mantido pelo Sindicato dos Registradores Públicos do Estado do Rio Grande do Sul (Certidão de nascimento, certidão de casamento, certidão de união estável, certidão de óbito). Você precisa das informações do registro, tal (número, folha, livro e etc).


Para registros de imóveis - Central de Registro de Imóveis do RS, mantido pelo Instituto de Registro Imobiliário do Rio Grande do Sul (matrículas de imóveis, pesquisa de imóveis por nome e CPF, entre outros).

Para registros de empresas - Junta Comercial, Industrial e Serviços do Rio Grande do Sul, mantido pelo o mesmo. Além de certidões, há também o conteúdo integral de contrato social, atualizações, você também consegue efetivamente realizar serviços vinculados a registro de empresa.


Todos os serviços são pagos e solicitados mediante cadastro. Há prazo para o fornecimento das certidões, que pode variar de acordo com o cartório e o tipo de pedido.


Certidões Negativas de Débitos


Estas são gratuitas, provém de sites de serviços de Estado.


Geralmente, as prefeituras possuem serviços na internet. Destacamos aqui a de Porto Alegre, na qual você pode conseguir certidões negativas de débitos municipais, IPTU, entre outros serviços.


No Estado do Rio Grande do Sul também há possibilidade de você emitir diversas certidões, inclusive referente a veículos, precatórios, e etc (a lista é grande), por meio do Portal e-CAD. O único problema é que você precisará ter que fazer um cadastro grande, e possivelmente, não conseguirá efetuar todos os serviços de uma só vez. Isto é, poderá ter que comprovar identidade com outros meios além de senha. Mais fácil se você tiver assinatura digital.


Para certidões e serviços federais


Negativa, ou Positiva de Débitos de Créditos Federais e Dívida Ativa da União (CNPJ)

Negativa, ou Positiva de Débitos de Créditos Federais e Dívida Ativa da União (CPF)

Comprovante de Situação Cadastral no CPF


Na realidade, pelo site de serviços do Governo Federal, você pode solicitar certidões e diversos serviços, inclusive protocolar requerimentos administrativos. Você deve saber qual órgão está oque você procura. Os documentos do INSS são mais fáceis de encontrar, por meio do Meu INSS.

O grande problema é que o site é muito confuso. Você terá que ter uma grande dose de paciência até encontrar o que você deseja. E, como dica, quando você encontrar, copie e cole o endereço em local a parte, eis que, não raras vezes, você vai descobrir que se perderá no site novamente. Será mais fácil fazer solicitações se você tiver assinatura digital.


Negativas de Débitos Trabalhistas


Você ainda poderá precisar de negativas e certidões da Justiça Estadual e Federal, estes serviços você encontrará nos sites dos Tribunais. Por exemplo, Tribunal de Justiça Estadual do Rio Grande do Sul e Tribunal Regional Federal 4 Região.




31 visualizações

Posts recentes

Ver tudo