Meu filho completou 18 anos, até quando devo pagar pensão alimentícia?

Atualizado: 24 de Set de 2018

O dever de pagar pensão de alimentos para filho cessa somente com decisão judicial.


A Súmula 358 do STJ determina que “o cancelamento de pensão alimentícia de filho que atingiu a maioridade está sujeito à decisão judicial, mediante contraditório, ainda que nos próprios autos”.

Significa que, mesmo atingindo a maior idade, não resta encerrada automaticamente a obrigação de pagamento de pensão alimentícia. Caso o alimentante (pessoa que paga a pensão) desejar encerrar o dever de prestação de alimentos, deverá requer, no judiciário, a exoneração.

Desta forma, o alimentado (filho) deverá ser intimado para, querendo, provar a necessidade de continuidade da percepção de alimentos.

Mas, como é provada esta necessidade?

Por exemplo, no caso de o filho cursar ensino superior, preparatório para o ensino superior (aqui pode haver divergência, principalmente, quanto ao tempo destinado para a preparação) ou curso técnico.

Para o STJ o pagamento de alimentos ao filho estudante se completa com a graduação, visto que, o bacharel tem condições para exercício de uma profissão, independente do prosseguimento dos estudos por meio de pós graduação. O equivalente se dá no curso técnico, quando o alimentando não prosseguiu os estudos para graduação superior.

Ainda segundo o STJ, "o estímulo à qualificação profissional dos filhos não pode tornar a obrigação alimentar um eterno dever de sustento." Portanto, mestrado e doutorado não implicam na manutenção da obrigação de alimentos.

Por obviedade, a inserção no mercado de trabalho, o abandono ou desinteresse em permanecer estudando, também podem ser causas extintivas da prestação de alimentos.

Para além dos casos de curso de graduação, poderá ainda ser provada a necessidade, se o alimentado (filho) comprovar incapacidade física ou mental para o trabalho.


Saiba mais - Revista Eletrônica STJ - Súmula n. 358

118 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Avenida Getúlio Vargas, 901, sala 1707, Menino Deus, Porto Alegre - RS,

CEP 90150-003

Telefone: 51- 30222198

contato@adveunicegomes.com.br