Profissional de Saúde: Você está guardando os documentos para aposentadoria?

Aposentadoria Especial por insalubridade e/ou periculosidade.


Quando estamos no mercado de trabalho, principalmente os mais jovens, não percebemos que devemos, desde o início, guardar documentos para, no futuro, conseguirmos requer a aposentadoria. Um dos documentos mais importantes para quem trabalha em serviço insalubre e/ou perigoso é o chamado PPP - Perfil Profissiográfico Previdenciário. Este documento deve ser entregue pelo empregador ao trabalhador na extinção do contrato de trabalho. O PPP é documento técnico que informa as condições do trabalho executado, a atividade que exercida, o agente nocivo ao qual foi exposto, a intensidade e a concentração do agente, exames médicos clínicos, além de dados referentes à empresa.


Este documento é de vital importância para comprovar tempo de serviço em condições especiais para requer a aposentadoria especial, ou ainda, para converter o tempo de trabalho especial em comum (diminuindo o tempo total de aposentadoria). Receber este documento preenchido de forma correta é direito do trabalhador, caso não seja fornecido, deve ser exigido, até mesmo por via judicial. Necessário destacar que a carteira de trabalho preenchida com dados sobre adicionais, não isenta do trabalhador de apresentar o PPP ao INSS. Caso não seja apresentado, o trabalhador pode perder a chance de ser concedida a aposentadoria especial (ou a conversão). A outra forma seria por meio de perícia técnica. Contudo, devemos lembrar que, com o passar dos anos, as condições de trabalho mudam, empresas fecham as portas e tudo pode ficar muito mais difícil, senão impossível.

Se você não guardou todos os PPPs de seus antigos vínculos de trabalho, ou não os recebeu, tente contato com a empresa para solicita-los. Não deixe para procurar anos depois, pode ser muito difícil consegui-los depois de muito tempo. Fique atento, a sua aposentadoria é definida desde o seu primeiro dia de trabalho.

#previdência

#aposentadoria

#profissionaisdesaúde

Posts recentes

Ver tudo

Avenida Getúlio Vargas, 901, sala 1707, Menino Deus, Porto Alegre - RS,

CEP 90150-001

Telefone: 51- 30222198

contato@adveunicegomes.com.br

Whatsapp: 51 94321136

(horário: 10 às 18hs de segunda a sexta)